• Deode Energia

Energia e aquecimento global: saiba por que é urgente mudar a relação entre os dois.

O aquecimento global é uma ameaça latente para toda a população do planeta. Seus efeitos já são extremamente perceptíveis, como percebemos em alterações drásticas no clima. Em um relatório publicado no dia 28 de fevereiro de 2022, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU alertou que ações urgentes são necessárias para lidar com os riscos trazidos pelas mudanças climáticas.

O uso de combustíveis fósseis como petróleo e carvão para a geração de energia é a maior das causas do aquecimento global

O documento destaca que, para evitar a perda crescente de vidas, biodiversidade e infraestrutura, é necessária uma ação ambiciosa e rápida para se adaptar às mudanças climáticas, com cortes rápidos em emissões de gases de efeitos estufa, que causam o aquecimento global.

Todas as nossas atividades cotidianas dependem de recursos da natureza para a geração de energia: alimentação, roupas, utensílios para trabalho ou para casa – tudo que utilizamos advém, de alguma forma, da indústria mundial, que utiliza carvão e petróleo (combustíveis fósseis) em larga escala como combustível. O problema é que o uso desses recursos libera dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, prejudicando o clima em todo o planeta.

O uso de combustíveis fósseis provoca o acúmulo de impurezas na atmosfera. Além disso, eles não se renovam e podem acabar extintos. Os danos já causados ao meio ambiente não podem ser revertidos, mas o uso amplo e urgente de energia renovável pode conter o aquecimento global. Dados divulgados pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climática apontam que isso é possível se as fontes de energias renováveis forem responsáveis pela geração de pelo menos 50% da produção de energia em todo o mundo.

A energia renovável se dá pelo uso de materiais da natureza que não se esgotam, como raios solares e a força do vento, por exemplo. Além disso, as energias renováveis podem ser também chamadas de energia limpa, pois geram energia mecânica ou elétrica sem poluir o meio ambiente.

A Deode é referência em sistemas fotovoltaicos, uma solução simplificada para geração de energia de forma eficiente, utilizando a energia do sol. A energia solar é uma das energias limpas e seu uso não traz danos ao meio ambiente, pois além de não ser poluente, não contribui com o aumento do efeito estufa.


27 visualizações0 comentário