Buscar
  • DeodeNews

Conheça soluções simples para a eficiência energética no cotidiano

A eficiência energética tem como objetivo central a otimização do uso de energia, a fim de reduzir custos e contribuir para a conservação do meio ambiente. Dessa forma, a eficiência energética visa obter um mesmo serviço com uma quantidade inferior de energia, ou ainda gerar a mesma quantidade de energia com menos recursos naturais.

Compreender o que é eficiência energética é central para um uso racional dos recursos de energia, além de poder identificar possibilidades de otimização do consumo para pensar um modelo energético mais sustentável ambiental e economicamente.

Um exemplo simples de ação de eficiência energética é a substituição uma lâmpada incandescente por uma de LED. Isso porque ambas realizam a função de iluminar um ambiente. Porém, a lâmpada com tecnologia LED, que faz uso de componentes eletrônicos para iluminar, consome até 90% menos energia que as incandescentes. As lâmpadas de LED também têm vida útil até 50 vezes maior, além de emitirem menos calor para o ambiente, evitando gastos de energia para a climatização.

O mesmo acontece também com eletrodomésticos, avaliados pelo Selo Procel, que indica a eficiência energética de cada aparelho, informando os consumidores para que possam realizar escolhas mais conscientes. Ao escolher uma geladeira, ventilador, ou qualquer outro produto com o Selo Procel, o consumidor opta por um aparelho que requer menos energia para funcionar em comparação aos demais da categoria. Tais escolhas representam economia na conta de luz e impactos positivos no meio ambiente. Similar ao Selo Procel, o Conpet informa sobre o uso eficiente de combustíveis em carros, fogões, aquecedores e outros.

O conceito de eficiência energética deve ser levado ao nosso dia a dia em casa e no trabalho, sempre visando a sustentabilidade.

Quer saber como fazer muito mais pela sua empresa sem desperdiçar energia? Conheça as soluções e projetos da DEODE.



Fonte: Selo Procel

#EficiênciaEnergética

8 visualizações0 comentário